Polônia instala 1ª ciclovia fosforescente em suas ruas


Brilho azul ao invés de postes de luz. Esse é o cenário que você irá encontrar ao caminhar, ou melhor, pedalar pelas ruas da cidade de Lidzbark Warminsk, no norte da Polônia. O município é o primeiro a instalar ciclovias fosforescentes, uma estrutura idealizada pela construtora polonesa TPA Instytut Badan Technicznych e capaz de se autoiluminar no escuro com a ajuda milhares de unidades de um material sintético que emite um baixo nível de luz durante 10 horas, os luminóforos.

Ideia não é acabar com o consumo de energia elétrica, mas diminuí-lo ao máximo

A ciclovia não foi projetada apenas para deixar o trecho mais bonito. A segurança e a redução do uso de energia elétrica são os principais benefícios da fosforescência. Isso é possível porque os luminóforos podem receber uma nova carga com a ajuda de qualquer radiação, ou seja, visível ou mesmo invisível. Por ora, a TPA está deixando os cabos de energia de lado, confiando na luz solar para ativar as partículas e, assim, contribuindo para a sustentabilidade.

Tanto a empresa como o município optaram pelo azul para colorir e iluminar as vias. No entanto, rosa, vermelho, amarelo e qualquer outra cor também pode ser escolhida. Se a ciclovia fosforescente funcionar e for bem aceita pelos moradores de Lidzbark Warminsk, outras cidades da Europa devem concretizar o projeto em breve.

Fonte: Panrotas


Parceiros
Parceiros_Rumo dos ventos.jpg

Consultoria e Treinamento

Destaques
Posts Recentes

FlyUp Turismo © 2019