Aviões temáticos divulgam a cultura e divertem os passageiros

Voar em aeronaves pintadas com personagens como Mickey Mouse, o gênio da lâmpada e robôs de Guerra das Estrelas é uma tendência na aviação. Passageiros vivem experiências inusitadas. Companhias faturam com reforço da imagem

Nas últimas semanas, uma aeronave japonesa com uma pintura inusitada sobrevoou oceanos do oriente e sua imagem foi amplamente divulgada nas redes sociais. Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea, como costumava fazer, a máquina voadora trazia em sua carenagem uma pintura detalhada do robô R2-D2, da série de Guerra das Estrelas. Antes de embarcarem, era possível ver os passageiros embasbacados diante do robô voador de mais de 20 metros, revelou a companhia. A quantidade de flashs e selfies era fora do normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.

Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis. No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas. Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1. Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira - e serviu os turistas - por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os 450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana.

Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira. A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para reforçar a imagem da empresa – e gerar engajamento dos usuários, de acordo com o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira. “As pinturas com motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, disse o diretor.

A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.

Um piloto inesquecível

Em homenagem aos 20 anos da morte do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, uma aeronave brasileira recebeu uma pintura especial denominada #sennasempre. A parte frontal tem a mesma estampa do capacete do piloto. Crédito da foto: Gianfranco Beting

O calçadão de Copacabana

Para celebrar o 450º aniversário da cidade maravilhosa, uma empresa brasileira de aviação estampou a calçada da orla de Copacabana. Credito da foto: Tam Linhas Aéreas.

O avião da seleção

A torcida brasileira foi homenageada pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, “osgêmeos”, por ocasião da Copa do Mundo. Crédito das fotos: Gol Linhas Aéreas Inteligentes

“Guerra nas nuvens”

Aviões (em fotomontagem) japoneses da série Guerra nas Estrelas homenageiam os robôs R2-D2 e BB-8. Crédito da imagem: All Nippon Airways

Um gênio pelos ares

O gênio da lâmpada mágica de Aladdin é a estrela do avião de uma empresa americana, com capacidade para transportar 144 passageiros. Crédito da foto: Alaska Air Group

Patriotismo I

A bandeira brasileira foi parte de uma campanha que divulgou o país no exterior na carenagem do Airbus A330-200 da Azul. Crédito das fotos: Gianfranco Beting

Veja mais aeronaves no post original: http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/5456-avi%C3%B5es-tem%C3%A1ticos-divulgam-a-cultura-do-pa%C3%ADs-e-divertem-os-passageiros.html

Fonte: turismo.gov.br


Parceiros
Parceiros_Rumo dos ventos.jpg

Consultoria e Treinamento

Destaques
Posts Recentes

FlyUp Turismo © 2019